Biografica de Deming

Edwards Deming foi possivelmente o pensador sobre gerenciamento mais influente que já existiu. Sua credibilidade procede por ter revolucionado grandes empresas e nações inteiras. Formou-se como físico matemático, doutorado do Universidade do Yale, no Estados Unidas, a carreira dele se estendeu de seis décadas. Foi respeitado como físico, estatístico preeminente, e um especialista na disciplina de amostragem; foi o mais preeminente experto do mundo na qualidade. Um pensador profundo em gestão ele revolucionou a teoria e prática mundial, começando em Japão e os Estados Unidos da América.

Sua precisão matemática e seus conhecimentos sobre estatísticas e a teoria da ciência, combinado com seu humanismo profundo e entendimento das papeis das pessoas em organizações, lhe permitia entender como administrar empresas.

Deming, com Walter Shewhart, o inventor da Controle Estatístico de Processos (SPC), desenrolam e promoviam métodos estatísticos de qualidade durante os anos 1920 até 1930. Teve um papel fundamental em a “programa da choque” de qualidade, patrocinado pelo Departamento da Guerra das EUA durante a Segunda Guerra Mundial, que conduzia uma melhora espetacular em qualidade e capacidade de fabricação das industrias americanas. Este foi uma das razões importantes da vitoria.

Depois da guerra foi convidado pela industria japonesa para dar palestras sobre qualidade. Suas conferencias ficaram legendárias, e, como seus diretivos, conduzia um ressurreição de qualidade sem precedentes na historia. Em somente um pouco mais de uma década, a Japão, vitima das duas bombas atômicas e sofrendo da destruição completa da infra-estrutura do pais, se transformou e em 1968, se tornanou a segunda maior economia do mundo com a reputação intocável de qualidade.

Em apreciação para a influencia e a generosidade d’ele, a JUSA, a sociedade de engenharia japonesa, criou um prêmio empresarial em sua honra, a Premio Deming. Também, o imperador do Japão presenteou Dr. Deming com “A Medalha de Segundo Ordem del Tesouro Sagrado”, a mais alto condecoração que Japão pode conceder a um estrangeiro.

A influencia dele continua até hoje, com a existência continua da disciplina de Gestão de Qualidade, e como uma fonte profunda da disciplinas populares de TPS, LEAN, TQM, ISO, e a Melhoria da qualidade contínua, (CQI).

Entre as muitas empresas influenciada pela Dr. Deming existem Toyota, Honda, Sony, Panasonic, Mitsubishi, Ford, Xerox, Harley Davidson, Walmart, Peaker Services, Southwest Airlines, Wegman’s Markets, Dow Chemical, Hughes Aircraft e muitos outros.

Comments are closed.